terça-feira, 23 de junho de 2009

Sobre números e palavras

Quando 1 + 1 não são 2
jjjjj
Imagine se fossem acrescentados alguns zeros à direita no saldo atual de sua conta corrente (claro que se esta estivesse no azul). Não seria maravilhoso?
Um erro numérico como esse seria uma boa para você e um baita prejuízo ao banco. Contudo, estou aqui para defender a maior e melhor invenção do homem: a palavra.
As palavras têm um quê de mistério, de ambiguidades e devem sempre estar relacionadas ao contexto, à época, à pessoa que as produzem. Infinitas possibilidades. Quem não se lembra da música do Chico com o Gil, Calice, que ao ser cantada, leva outra conotação, a do verbo calar-se. Fizeram desta forma para que a música passasse pela censura da ditadura militar. São tantos os exemplos que me encanto só de pensar.
Elas têm o poder de (des) encantar as pessoas, de fazer uma comunicação mais efetiva ou oportunista, por meio delas temos a capacidade de nos defender e de defender nosso ponto de vista, sem precisarmos usar da força para resolver algumas divergências...
A palavra é tão fascinante que pode até desmontar uma operação matemática... Duvida? Pense então:
1+1 são sempre 2?
Se você respondeu que sim e sempre, a resposta pode partir de um outro ponto de vista.
Vamos então:
Pense...
1 maçã + 1 pêra = 2 abacates?
ou ainda:
1 abacate + 1 maçã= 2 macãs?
Por meio destes exemplos podemos perceber que a palavra pode transformar um ponto de vista, e abrir outros. A palavra nos leva ao infinito, ao infindável.
lllll
lllll
P.S. Aos que não concordam, podem se defender... a palavra foi feita para isso!
kkkk
kkkkk
kkk
Ademais, seria absurdo que fosse vergonhoso
não poder defender-se com seu corpo, e que
não fosse vergonhoso não poder defender-se
pela palavra, pois isso é mais próprio do
homem do que servir-se do corpo.
Aristóteles

3 comentários:

  1. Zeros à direita na minha conta estariam após a vírgula não fazendo portanto, nenhuma diferença no valor final :)

    Números são exatos. 1 + 1 sempre é igual a 2 desde que você faça a conta da maneira correta (não podemos somar unidades diferentes sejam elas frutas, verduras ou legumes). Galileu foi condenado por dizer que a Terra se movia, Pitágoras acreditava que os números moviam o mundo, através de experimentos vimos que a luz às vezes se comporta como uma partícula e outras vezes como onda.

    Tá vendo? Sempre podemos puxar a braza pra nossa sardinha. Os números também "...têm um quê de mistério, de ambiguidades e devem sempre estar relacionadas ao contexto, à época, à pessoa que as produzem."

    Porém, é claro, não poderia explicar tudo o que disse acima utilizando apenas números. Ou será que é possível? Afinal o alfabeto é apenas uma convenção, ou não?

    ResponderExcluir
  2. O alfabeto é uma convenção dos humanos para criar as palavras e que elas representassem as coisas do mundo. Os números não poderiam representar o pensamento pois são muito mais exatos do que as palavras, querido anônimo! Claro que se um Lógico lesse esse meu texto, ele iria representá-lo totalmente por símbolos e diria que tudo não passa de uma grande falácia. Sempre podemos puxar a brasa pra nossa sardinha, e é por isso que a palavra é a melhor coisa que foi inventada no mundo! E viva a palavra! Um brinde a ela! Pois sempre nos defendemos por meio dela.

    ResponderExcluir
  3. Eu discordo. Acho que a melhor invenção foi a comida liofilizada.

    ResponderExcluir

Pode pulsar também.